Dentre muitas novidades trazidas pela Nvidia na BGS 2015 – uma delas com o Oculus Rift que relatamos aqui – tivemos uma oportunidade única de testar algumas a portas fechadas. Estou falando do novo serviço chamado Nvidia Shield, a GPU GeForce GTX 980 e o Nvidia GameStream.

Nvidia Shieldandroid-tv-1

Iniciamos o teste primeiramente com dados sobre as especificações. E o Shield é mesmo bem potente. Considere-o como uma “Netflix para jogos”, afirmou Bryan Del Rizzo, gerente sênior de relações públicas da Nvidia, que conduziu a apresentação. O sistema é um console baseado em Android TV, com capacidade de processamento de peso. Ele possui um Tegra X1, com GPU e CPU de 64bits capaz de reproduzir filmes em 4k. Já os jogos podem ser da loja Google Play ou via streaming e para ter uma resolução de 1080p, é fundamental uma internet de alta velocidade. Com 10Mbps é possível tentar resolução de 720p.

atv-witcher-montage-shield-tv

O streaming de jogos é feito pelo serviço da própria empresa chamado GeForce Now. Nele há mais de 50 títulos disponíveis para os usuários.

nvidiashield

Porém tudo isso somente para os EUA e sem previsão para o Brasil, afirmou Alexandre Ziebert – gerente de marketing técnico da empresa – que acrescenta: “O problema vai muito além da internet a questão do Brasil não poder ter o serviço, pois preços dos jogos e servidores locais são parte do impedimento”. Segundo ele, a Nvidia poderia até utilizar parte da estrutura da Amazon no país, porém seria necessário uma reformulação nas estruturas de hardware para o streaming virar realidade com qualidade.

Notebooks com GeForce GTX 980

Logo em seguida, fomos apresentados a um notebook que rodava uma pequena apresentação para a experiência de se jogar com uma placa GTX 980.

nvidia-gtx-980

E não poderíamos deixar de ficar menos do que maravilhados. Bryan Del Rizzo fez um overclock com o PC em nossa frente e o resultado: Gráficos que não perdem em nada para PCs robustos sem aquecimento do notebook.

A nova GTX 980 apresenta memória de 7Gbps, arquitetura Maxwell, com a possibilidade de rodar qualquer jogo a 60FPS e com certificação para uso do Oculus com realidade virtual.

Há a possibilidade de notebooks da Avell serem lançados com essa placa no final deste ano.

Nvidia GameStream

NVIDIA

Ao final da demonstração, podemos ainda conferir rapidamente o GameStream. Que é um complemento ao Shield – já que também funciona junto a ele – e também uma alternativa para transmissão de jogos via internet.

Mas uma das primeiras perguntas que Bryan coloca – bem comuns a nossa realidade foi: “Você tem um PC potente e seu amigo não? E você deseja jogar com eles?” Com uma internet de alta velocidade é possível fazer o streaming do game e assim fazer partidas multiplayer e co-op de qualquer jogo da lista que contém mais de 200 títulos.

Há muita personalização do sistema pelo usuário até onde conferimos.

De uma forma geral, adoramos o que vimos, ficamos impressionados com a qualidade que está sendo trazida para o consumidor, infelizmente para o Brasil pode demorar.

COMPARTILHE