A expansão Burning Shores de Horizon Forbidden West causou um alvoroço na comunidade de jogadores, especialmente devido ao seu final, que gerou um bombardeio de críticas negativas nos agregadores de notas de utilizadores. A polêmica em torno do beijo opcional entre as personagens Aloy e Seyka dividiu os jogadores e chamou a atenção da Guerrilla Games, que finalmente se pronunciou sobre o assunto.
Ben McCaw, diretor da narrativa, e Annie Kitain, principal escritora do jogo, discutiram as críticas recebidas em uma entrevista ao VGC. Eles afirmaram que valorizam feedback construtivo, mas são capazes de ignorar comentários negativos desnecessários.
“Apreciamos quando recebemos feedback construtivo sobre aspectos do jogo. Estamos completamente abertos para ouvir quando as pessoas não gostam de algo, desde que isso seja fruto de uma reflexão genuína”, disse McCaw. “No entanto, quando se trata de negatividade gratuita, pessoalmente, acredito que é fácil separar e perceber que essa mentalidade não se relaciona comigo e com o tipo de trabalho que fazemos.”
Kitain acrescentou que, independentemente da escolha dos jogadores em relação ao beijo entre as personagens, os sentimentos de Aloy pela guerreira Seyka persistem ao longo da história da expansão Burning Shores.