Agora é oficial, próximo console da Sony se chama Playstation 5 e chega nas lojas durante o final do ano de 2020.

A Sony não falava muito do console desde Abril e vale lembrar que a empresa não esteve presente na E3 desse ano, mas durante entrevista ao portal Wired, o CEO Jim Ryan e o Arquiteto de Sistemas Mark Cerny deram mais informações sobre a próxima geração da Sony.

Armazenamento e Instalação

O armazenamento da próxima geração será feito em um SSD ao invés dos HDs normais, o que permite o console ter tempos de carregamento muito abaixo do que estávamos habituados até então, a instalação do game, será obrigatória, tendo em vista a diferença de velocidade entre a leitura de mídia óptica, que por sua vez usará discos de 100GB.

Jogos irão permitir a instalação apenas do Single Player ou do Multiplayer e até mesmo a remoção de um dos 2 para abrir espaço.

Dualshock

Apesar de manter a lógica dos nomes no console (Playstation 1, 2, 3, 4 e agora o 5) o controle ainda não tem nome definido, segundo Cerny.

Foi perguntado sobre as recentes patentes de uma IA comandada por voz, entretanto Cerny explicou que é algo normal para as empresas, criar e registrar a patente, entretanto algumas delas não chegam ao seu produto final.

Uma das novas funcionalidades do console são os “gatilhos adaptativos” eles oferecem diferente resistência de acordo com o jogo e situação, por exemplo, atirar com uma escopeta, será diferente de usar um arco e flecha, e o jogador poderá sentir isso nos dedos.

O novo controle foi testado, em algumas demos desenvolvidas pela mesma equipe que entregou o jogo de Playstation VR Astro Bot Rescue Mission, segundo o relato, o mais incrível foi conseguir diferenciar as superfícies, uma união de novos alto-falantes e novo sistema de feedback tátil.

Uma versão de Gran Turismo Sport também foi testada e nesse teste ficou claro que o novo sistema entrega muito mais imersão, já que ficava evidente a mudança de pista e até mesmo a direção em cima de duas superfícies diferentes, algo que desapareceu por completo quando o teste foi realizado nos atuais controles (dualshock 4).

Jogos

Muitos estúdios estão trabalhando já no kit de desenvolvimento mas o que chamou a atenção foi a declaração de Marco Thrush, presidente da Bluepoint Games (que mais recentemente trabalhou no remake de Shadow of the Colossus), “Estamos trabalhando em um Grande Título … deixo vocês adivinharem o resto”.