A autoridade da concorrência do Reino Unido (CMA) divulgou um relatório sobre a indústria dos jogos eletrônicos que revela o aumento significativo nos custos da produção e lançamento de jogos AAA, projetos de grande escala. A CMA afirma que jogos em desenvolvimento previstos para 2024 ou 2025 podem chegar ou ultrapassar os US$ 200 milhões, um aumento de até US$ 150 milhões em relação aos valores de 2016 e 2017. O relatório também destaca que, em alguns casos, o custo bilionário dos jogos não inclui as despesas de lançamento e marketing.

Exemplo disso é o jogo “The Callisto Protocol”, cujo desenvolvimento custou mais de US$ 162 milhões. De acordo com a CMA, os mais recentes jogos da série “Call of Duty” ultrapassaram os US$ 300 milhões. Além disso, a autoridade informa que algumas editoras e estúdios forneceram relatórios com custos de desenvolvimento entre US$ 80 a US$ 350 milhões e custos de marketing entre US$ 50 a US$ 380 milhões.

Os projetos AAA de grande escala são os mais impactados pelos custos crescentes de desenvolvimento e marketing, que podem ultrapassar a casa dos bilhões de dólares. A CMA destaca que esses custos têm levado a indústria a se concentrar em lançamentos e sequências de franquias já existentes, o que pode inibir a inovação e o surgimento de novos jogos.

Deixe um comentário

Please enter your comment!
Please enter your name here