A mais recente atualização do sistema da PlayStation 5, versão 24.01-08.60.00, trouxe consigo uma nova camada de segurança, visando desestabilizar o uso de dispositivos de trapaça, em particular o Cronus Zen. Popular entre jogadores desonestos, o Cronus Zen, comercializado como um “emulador de comandos”, enfrenta agora obstáculos consideráveis, já que a atualização impede sua conexão aos consoles.

Especialistas, como os analistas da CharlieIntel, especializados em Call of Duty, afirmam que a medida da Sony é uma resposta à crescente utilização do Cronus Zen para manipulação de comandos, especialmente quando associado a teclado e rato. A Cronus, responsável pelo dispositivo, emitiu um aviso reconhecendo o impacto da atualização e admitindo não ter um “calendário” para restaurar a compatibilidade. A incerteza recai sobre se a Sony deliberadamente implementou o patch para bloquear especificamente o Cronus Zen, enquanto o estado de outros dispositivos de terceiros, como XIM e ReaSnow S1, permanece na penumbra.

O contato feito pelo The Verge à Sony em busca de informações adicionais não obteve resposta imediata. Se confirmado, este movimento da Sony estará alinhado com uma tendência crescente na indústria, onde grandes criadores de jogos buscam coibir a utilização de hardware de terceiros para fins de trapaça em jogos online, seguindo os passos da Xbox e outros gigantes do setor.

Deixe um comentário

Please enter your comment!
Please enter your name here