Bruce Straley, co-criador de The Last of Us, causou um debate nas redes sociais após afirmar que jogos lineares são mais fáceis de produzir do que jogos em mundo aberto. A declaração foi feita através do Twitter, e apesar de Straley ter esclarecido que não estava atacando nenhum formato ou comparando a qualidade, a mensagem gerou mais de cem comentários e provocou muita discussão.
O debate levantou questões sobre as preferências pessoais de cada jogador e os prós e contras de cada formato. Enquanto alguns argumentam que jogos lineares oferecem uma narrativa mais coerente e focada, outros defendem que jogos em mundo aberto oferecem mais liberdade e possibilidades de exploração.
No entanto, independentemente das preferências de cada um, não há controvérsia em pensar que um jogo linear é mais fácil de desenvolver do que um mundo aberto. O que realmente importa é a qualidade do jogo, independentemente do formato escolhido pela equipe de desenvolvimento. A série de The Last of Us, adaptada a partir do jogo, é um exemplo de como uma boa história pode ser adaptada para diferentes formatos e ainda assim manter sua qualidade.